Eu não uso hidratante regularmente há provavelmente um ano – e não sinto falta.
Eu não desisti intencionalmente, veja bem; meio que aconteceu.
Primeiro de tudo, porque é muito difícil encontrar um bom. Praticamente todo novo hidratante que passa pela minha mesa contém alguma combinação de água, silicones, álcool, conservantes, óleo mineral e/ou óleos poliinsaturados instáveis. Na melhor das hipóteses, esses tipos de produtos são uma 'solução rápida' que temporariamente dão a ilusão de uma pele mais lisa, mas não fazem nada para melhorar sua condição em profundidade.
Felizmente, eu gosto de soros. Consonant HydrExtreme tem sido um grampo diário há anos e, ultimamente, tenho levado a sério a esfoliação diária. O último melhorou minha pele a ponto de começar a agir surpreendentemente normal - não seca, nem oleosa, nem sensível, com apenas uma erupção ocasional. Acho que isso me deixou mais preguiçoso, porque comecei a ir para a cama com APENAS o soro e confiar no soro mais uma base natural pura (geralmente Cobertura RMS Beauty 'Un' ) durante o dia.
Ao contrário de todas as 'regras de cuidados com a pele', nada de ruim aconteceu. Na verdade, muito pelo contrário – estou MUITO mais feliz com a minha pele nesta rotina simples do que nos anos anteriores, quando estava sempre à procura de cremes para resolver os meus problemas.
O hidratante é superestimado? (Eu acho que sim!)
Mas como pode ser isso, quando o conselho número um de cuidados com a pele é que todo mundo PRECISA se hidratar.
O hidratante... é superestimado?
Estou começando a achar que sim! E há dermatologistas que concordam. Eu fiz algumas pesquisas e fiquei realmente chocado com todos os problemas que o hidratante pode causar à sua pele. Veja por que você pode querer repensar:
Nossa pele se esfolia naturalmente mensalmente. Novas células da pele migram da parte inferior da epiderme até a superfície de nossos rostos, onde morrem e descamam para revelar a próxima camada de células frescas por baixo.
O hidratante interfere nesse ciclo natural, mantendo as células velhas e mortas presas à pele, em vez de deixá-las cair naturalmente. (Eca!)
Isso não apenas cria uma aparência opaca e uma textura seca, mas também retarda todo o processo de regeneração celular. De acordo com o dermatologista Zein Obagi em seu livro, A arte da saúde da pele , o acúmulo de células mortas na parte superior sinaliza à epiderme para diminuir a taxa de criação de novas células, exatamente o oposto ao que queremos alcançar.
Apenas 15 por cento da população tem pele geneticamente seca que requer hidratante, diz dermatologista Rachael Eckel. Ela acha que o resto de nós provavelmente tem uma 'secura adquirida' que trouxemos a nós mesmos pelo uso excessivo de hidratante.
Que nossa pele seja inerentemente construída para se manter hidratada, sem qualquer ajuda externa, faz todo o sentido. Mas quando se acostuma a aplicações de hidratante duas vezes ao dia, torna-se preguiçoso e para de regular sua própria umidade por dentro.
As células da pele na epiderme que estão recebendo doses regulares de hidratante enviam uma mensagem para as células abaixo de que sim, elas têm água suficiente, muito obrigado. Como resultado, as células da derme ficam dormentes. E a pele fica mais seca e menos elástica – oh não!
O hidratante pode impedir que sua pele regule seus próprios níveis de umidade.
Parece óbvio que você deseja manter a pele sensível fortemente hidratada. Bem... talvez não.
Quando você aplica hidratante, altera o equilíbrio natural da pele de proteínas, água e lipídios. Isso pode enfraquecer sua função de barreira, projetada para manter a umidade e os nutrientes e as bactérias e irritantes do lado de fora. Este estudo , por exemplo, descobriram que o uso de hidratante a longo prazo com certos ingredientes aumentou a perda de água transepidérmica.
Está bem estabelecido que uma barreira cutânea comprometida pode levar à desidratação e sensibilidade. Assim, você pode ver com que facilidade uma dependência pode ser criada quando você tenta 'consertar' essas condições com mais hidratante.
Não estou falando apenas dos poros entupidos que levam à acne, embora hidratantes muito pesados possam definitivamente ser um fator.
Mas mesmo que você não tenha acne, os hidratantes podem obstruir os poros e afetar negativamente a pele. Os silicones são os principais culpados e podem ser encontrados na maioria dos produtos hoje em dia porque agem como 'preenchimentos' baratos e oferecem um benefício imediato (mas temporário) de suavização da pele.
Como ficam na superfície da pele, a preocupação com os silicones não é a absorção; em vez disso, é o fato de que eles formam uma vedação na superfície da pele que é difícil de remover e podem facilmente reter óleo, sujeira e células mortas da pele dentro de seus poros.
Esses detritos podem não apenas desencadear a acne, mas também fazer os poros parecerem maiores, uma condição frequentemente associada ao envelhecimento. Ainda mais preocupante, os tamancos podem interferir em todo o processo de regeneração celular que mencionei, levando potencialmente à desidratação, embotamento e a uma aparência prematuramente envelhecida.
Talvez você considere uma experiência para ver se você também pode viver sem hidratante!
Agora que o clima está esquentando, é o momento perfeito para tentar isso, porque sua pele deve estar produzindo mais óleos naturais.
Aqui estão algumas dicas para facilitar a transição:
Os soros aquosos oferecem hidratação leve sem obstruir os poros.
Você provavelmente não precisa de hidratante com tanta frequência quanto pensa.
Espero que você esteja tão intrigado com essa coisa de 'sem hidratante' quanto eu!
Para ser claro, não acho que hidratante seja sempre mau. Aqueles 15 por cento das pessoas que têm condições genéticas de pele seca precisarão usá-lo, por exemplo. E é necessário para momentos em que a pele foi comprometida por condições climáticas extremas, como vento e frio.
Por outro lado? Provavelmente não precisamos dele com a frequência que pensamos. (Ou com a frequência que as empresas de beleza sugerem.) Não quero ser cínico, mas muitos 'conselhos' de cuidados com a pele são realmente encorajar as pessoas a comprar mais produtos. No entanto, deve-se perguntar se alguns desses chamados problemas de pele foram criados pelo uso desses produtos em primeiro lugar ...
Pessoalmente, duvido que volte a usar hidratante regularmente - e não preciso, porque existem soros! E ácidos e produtos de limpeza suaves! Estas são as coisas que realmente mudaram minha rotina de cuidados com a pele para melhor recentemente... Eu adoraria descobrir se isso funciona para você!
Você usa hidratante?
Você tentaria ir sem ele?