Se você já admirou Lupita Nyong'o, Rachel Weisz ou Gillian Jacobs no tapete vermelho, provavelmente conhece o trabalho de Nick Barose.
O maquiador de celebridades de Nova York criou muitos dos meus looks favoritos, em muitos dos meus rostos favoritos - essas são apenas algumas das MUITAS celebridades com quem ele trabalhou! - e é conhecido por sua abordagem criativa, legal e sem esforço.
Ele também é um dos especialistas em beleza mais interessantes, perspicazes e realistas que já tive o prazer de entrevistar.
No outono, falei com ele por telefone para essa história Escrevi para a edição de janeiro da revista FLARE. Foi uma conversa tão inspiradora que quero compartilhar a transcrição completa com vocês aqui!
Nick é incrível - ele consegue colocar em palavras diplomaticamente TODOS os meus sentimentos não expressos sobre os movimentos de maquiagem do Instagram e do YouTube. Mal posso esperar para ouvir o que você pensa...
Nick Barose no Best in Black Beauty Awards da Essence em 2015.
Como maquiador de celebridades, como você se sente sobre as tendências de maquiagem que surgem no Instagram e no YouTube?
Com maquiagem, você pode se divertir e ser original. Também não se trata de menos é mais. Você definitivamente pode usar mais.
O problema com algumas dessas tendências é que elas estão se tornando muito genéricas. Tipo como todo mundo deveria contornar suas bochechas para tê-las do mesmo jeito, seu nariz para ter o mesmo jeito, ou suas sobrancelhas para ter o mesmo formato.
Cada rosto é diferente, e a vida real é diferente do mundo do Instagram porque não há filtro. No Instagram, funciona se você colocar muita maquiagem, colocar algum filtro e ter uma luz brilhante. Então sim, pode parecer muito gráfico e atraente. Mas na vida real é diferente.
Você é contra o contorno?
Contorno é algo que faço para uma sessão de fotos ou para o tapete vermelho. Acho que é muito mais moderno agora fazer o contorno para que seu rosto não fique achatado, mas ainda se pareça com o seu rosto. Quando você coloca base e pó por si só, às vezes pode achatar o rosto. Então você pode trazer a dimensão de volta contornando um pouco. Você ainda tem sua própria forma, mas é mais esculpida.
Muitas vezes no Instagram, você vê as pessoas desenhando linhas. Tipo, tudo bem, claramente sua bochecha não está lá. Você quer que ele esteja lá, mas não está lá. É uma mudança tão grande e drástica. É muito pesado na técnica.
Tudo bem se é isso que você faz no Instagram, mas quando você começa a dizer às pessoas que têm um emprego das nove às cinco que é isso que elas precisam fazer para ficarem bonitas, então há algo errado. Claramente, não funciona nessa situação.
Como as pessoas devem contornar para a vida cotidiana?
Contornar para o dia a dia é definitivamente mais fácil do que vejo no Instagram. Eu não coloco todas essas cores escuras e misturo todas elas. Para a vida cotidiana, você realmente tem tempo para se misturar? Quero dizer, a maioria das mulheres está ocupada. Esse não é o tipo de maquiagem complicada que você quer fazer quando está correndo pela porta.
Contornar na vida real é muito mais simples. Você pode até usar o pó bronzeador se não estiver muito vermelho. Ou você pode simplesmente usar uma paleta de contorno bem simples que tenha no máximo duas ou três cores. Vejo muita gente recomendando paletas com 12 cores. Ninguém precisa disso. Você não precisa obter uma paleta com mais de três cores.
Normalmente se eu tenho alguém que é mais justo a médio, então eu uso o Paleta de escultura Charlotte Tilbury que só tem duas cores. Um é para destacar e outro é para esculpir.
Charlotte Tilbury Filmstar Bronze & Glow
Isso é tudo o que você realmente precisa para todos os dias, porque é rápido e infalível. Você não está realmente fazendo linhas duras; é muito suave, mas você vê a diferença.
Contra o que você vê quando eles dizem para você desenhar todas essas linhas no nariz e bochechas, e até na testa, e depois esfumar. um maquiador, e nunca vai ficar bem à luz do dia.
Então eu acho que esse tipo de paleta de escultura, que não tem mais de três cores, é realmente a mais prática.
Nick Barose com Priyanka Chopra. (Foto: Nick Barose)
Qual é a sua opinião sobre 'tontouring' - contorno com autobronzeador?
Quero dizer... eu entendo. Mas esse é o tipo de coisa que se você cometer um erro, ele fica. Eu gosto da ideia, mas acho que é muito difícil fazer você mesmo.
Eu vejo muitas mulheres já andando com mechas nas pernas de autobronzeador – e isso é praticamente a coisa mais fácil de fazer, passar loção bronzeadora nas pernas sem que fique entremeada. Então imagine as pessoas fazendo isso em seus rostos, e então isso fica. Não é o tipo de coisa que você pode colocar maquiagem por cima e diminuir o tom. Não funciona assim.
Então eu acho que eu ficaria longe disso. Não vale a pena. É um bom conceito; Eu faria isso se fosse o maquiador fazendo um ensaio na praia, e queria que o modelo parecesse bem natural, mas esculpido e tinha que ser à prova d'água. Então sim, eu faria isso.
Mas para a vida real, acho que é um compromisso demais. Há mais contras do que prós.
Que tal um estroboscópio?
Strobing é uma palavra nova, certo? Mas, na verdade, é apenas um iluminador, e deve fazer sua pele parecer luminosa.
A coisa é, quando você vê alguém que tem aquele brilho interior – que para ter, na minha humilde opinião, você tem que ser bonito por dentro – então ele brilha. Então você pode aprimorá-lo com um pouco de marcador.
Mas o problema com o marcador, e todas essas tendências, é que eles são meio que baseados na ganância. A beleza é como tudo. As pessoas podem ser gananciosas. 'Quero que meu nariz seja bem menor, meus lábios bem maiores.' Para mim, é uma ganância de beleza irreal.
Quando você vê a pele do bebê, é radiante e tem um destaque natural. Não é algo que você vê de longe – é discreto, e você só vê quando a pele capta a luz de uma certa maneira.
O problema é que muita gente faz isso para que você possa ver a uma quadra de distância. Ou às vezes eles usam algo que é muito brilhante. Mas isso não é uma textura de pele, você sabe o que quero dizer?
Tudo bem se você vai dançar para Beyoncé. Mas na vida real, o marcador ou o estroboscópio deve fazer sua pele parecer radiante e saudável, em vez de brilhante.
Lupita Nyong'o na estreia de 2015 de 'Star Wars: O Despertar da Força'. (Maquiagem de Nick Barose.)
Como usar o iluminador corretamente?
A base é uma fera necessária porque faz com que sua tez pareça perfeita. Mas muitas vezes com base, pode deixar sua pele sem brilho. Então o iluminador é o que vai trazer de volta a vida e imitar aquele brilho natural, aquela pele saudável como a de um bebê ou criança pequena. É principalmente para isso que eu uso o iluminador.
Eu não uso iluminador para fazer a pele parecer brilhante ou brilhante, porque não é isso que deve fazer. E ainda por cima, quando você exagera com o iluminador, ele realça seus poros e suas rugas. Quanto mais discreto, melhor.
Além disso, quando se trata de iluminador, não precisa parecer óbvio. É mais como se você o colocasse nas maçãs do rosto e quando capta a luz, é quando as pessoas o veem. É quando parece mais crível.
Algumas pessoas exageram e o tornam tão branco e perolado, tudo o que você vê é branco com pedaços de brilho. Isso é o que faz a maquiagem parecer pesada também.
Alguma dica para encontrar o iluminador certo?
Ao escolher um marcador, é quase como se você estivesse escolhendo uma base. Ele precisa se parecer com uma parte da sua pele.
Claro, vai ser mais leve do que a sua base, porque você quer trazer luz ao rosto. Mas muitas vezes as pessoas ficam confusas e pensam que mais claro significa uma cor que está do lado branco. É mais sobre os tons.
Por exemplo, se você é justo, pode escolher algo como uma pérola.
Se você tem um pouco de bronzeado na pele, talvez queira algo que não seja pérola, mas mais como um champanhe dourado.
E então se você está no lado mais escuro, então você vai querer algo que seja um pouco mais acobreado e mais bronze.
Giorgio Armani Fluid Sheer no nº 14
Trata-se apenas de escolher um que tenha os tons certos para que seu marcador pareça uma parte da sua pele, em oposição a algo que é colocado. Não deve parecer vestido, sabe?
Algumas pessoas estão fazendo o oposto do estroboscópio – sem brilho algum. Quais são seus pensamentos sobre essa tendência?
Sou fã de brilho, só porque acho que deixa a pele mais real. Quando você não tem brilho nenhum, isso é uma parede, não? Isso não é pele.
Eu sei que muitas empresas estão fazendo bases mais foscas, mas é fosco no sentido de que é luminoso. É isso que o torna atraente – quando você não quer brilho, o fosco tem que parecer vivo. Quando não há brilho nenhum, parece uma parede ou um manequim. Para mim, isso nunca é atraente.
Vamos enfrentá-lo, a beleza é uma daquelas coisas em que você realmente não pode contê-la. Porque a maquiagem fica suada e brilhante. O problema com essa tendência no Instagram é que ela finge que você pode contê-la.
Se você colocar muito contorno, na vida real, vai passar. Eu moro em Nova York, então no trem, vejo pessoas com essa tendência o tempo todo, paradas ao meu lado. E então são 17h e eles parecem estar rolando na terra. Mas no Instagram, você obviamente pode contê-lo, se filtrar e tirar a foto imediatamente.
Um pouco de brilho é bom porque, na vida real, o corpo humano ficará um pouco brilhante mais tarde de qualquer maneira. Eu acho que é uma tendência de alta manutenção, se o seu objetivo é não ser brilhante. Isso é um monte de retoques e isso é um monte de coisas que você tem que colocar em seu rosto.
A pele mate também não envelhece?
Sim, acho que vai quebrar. Acho que é uma abordagem muito mais moderna se você trabalhar apenas com [seus óleos naturais].
O maior problema com a maquiagem do Instagram é que ela é muito pesada?
Quando você olha para pessoas como Grace Jones ou David Bowie ou Annie Lennox – pessoas que vieram antes – elas usavam muita maquiagem. Às vezes seria como um raio em seu rosto, ou fúcsia nos olhos como Grace Jones. Mas não tenta se encaixar em um molde ou ser como todo mundo.
Com a maquiagem, ela pode fazer você parecer mais com você, como uma versão mais empolgante de você ou o que quer que você esteja tentando abordar. Ou pode fazer você parecer menos você.
O problema dessa tendência é que ela faz com que muitas pessoas pareçam menos de si mesmas, porque você acaba não reconhecendo nada.
Muito disso é baseado na correção, que é uma ideia muito antiga para mim. Eu acho que agora é realmente sobre abraçar e melhorar. Sim, você pode usar um delineador azul divertido e emocionante, ou algo louco, como um batom azul. Mas você ainda parece você mesmo – apenas você mesmo usando um batom azul.
Ao contrário de quando tudo está 'corrigido'. Dessa forma, você acaba com um rosto parecido com todo mundo, e eu não sei, isso não é emocionante para mim. Não é criativo.
Que tal a sobrancelha do Instagram?
Comecei nos anos 90, então costumava haver aquela regra de ouro de, ok, 'você tem que arquear aqui e tem que ser mais longo na cauda' - que é o que você vê muito no Instagram.
Mas eu acho que quando você faz isso muito longo e muito proporcional assim, pode ser meio datado também, porque quase faz a maquiagem parecer muito feita e isso não é para todos.
Algumas pessoas têm sobrancelhas retas e eu adoro isso. Ou você tem alguém como Cara Delevingne, que tem sobrancelhas bem grandes e não são arqueadas. Parece moderno porque é dela.
Alicia Vikander na estréia de 'Sicario' em Cannes 2015. (Maquiagem de Nick Barose.)
Grande parte da maquiagem do Instagram e do YouTube é baseada na correção das chamadas falhas.
Sim. Eu acho que isso é uma moda. Com as pessoas que já são bonitas, quando você vê depois da maquiagem, é como, 'Ah! Antes era muito melhor.'
Sua maquiagem não deve realmente fazer você parecer mais velha. Eu não acho que é isso que os objetivos das pessoas são. Mas é isso, especialmente quando se trata de produtos para a pele. Você pode usar batom escuro e ficar linda, se o resto do seu rosto e sua pele estiverem radiantes.
Mas se você acabar exagerando no contorno, no iluminador, no que for, acaba ficando muito trabalhado. Faz você parecer mais velho. Acho que não é isso que as mulheres querem.
O problema que tenho com essas tendências é que elas estão tentando encaixar muitas pessoas em tão poucos ideais de beleza. Acho que agora chegamos a um ponto em que há diversidade, todas as pessoas parecem diferentes e é por isso que a beleza é tão grande.
Também é um ótimo momento para trabalhar com beleza agora, porque trabalho com atrizes com tons de pele diferentes, de raças diferentes, com feições diferentes. Alguns dos meus clientes sempre são [reconhecidos pelas revistas] por 'melhor beleza', mas eu nunca preciso 'corrigir'.
Porque não há nada para corrigir. É um momento tão diferente agora. Você pode se divertir com isso, mas não é tão sério.
Nick Barose com Uzo Aduba. (Foto: Nick Barose)
E sobre técnicas como 'assar' ou 'palhaçar' - isso é algo que você faria, como profissional?
Não, porque quem tem tempo? Eu não sou contra isso, se você está fazendo isso como arte performática.
Mas se você disser às mulheres que elas precisam fazer isso, então eu acho que isso é meio bobo. Quem tem tempo para desenhar todas essas coisas quando você vai misturar a maior parte de qualquer maneira? É divertido, se você tiver tempo e estiver entediado. Muitas pessoas não têm tempo na vida real.
É divertido de assistir. Muitas dessas coisas são divertidas de se ver, porque são baseadas em mudanças, reformas ou transformações realmente drásticas. Mas na vida real, não funciona assim.
Assar é uma velha tendência de drag queen. Eles fazem isso para que a maquiagem dure a noite toda para a apresentação. A menos que você vá se apresentar em um clube e as pessoas estejam vendo você de muito longe no palco, então colocar tanto pó sob os olhos só vai fazer você parecer mais seco e mais velho. Mesmo que você vá descartar a maior parte, acho que ninguém precisa fazer isso.
O conceito é o que as mulheres já fazem todos os dias de qualquer maneira, que é colocar um produto líquido ou creme, um corretivo ou uma base, mas depois colocar pó para não ficar pegajoso. Mas colocar muito pó e deixá-lo descansar e depois escová-lo todo, a) é um desperdício eb) você não está no palco. E c) só vai fazer você parecer mais velho.
O pó é seu amigo, mas muito pó, especialmente sob os olhos - essa é uma área que eu sempre tomo muito cuidado com a quantidade de pó para colocar, porque pode realmente envelhecer você lá.
O louco é que sou maquiadora, mas sabe quanto tempo dura um pote de pó solto? Eu trabalho todos os dias, seis dias por semana, o tempo todo. Um pote de pó solto dura mais de um ano, porque não estou assando. Minhas clientes estão sempre lindas, mas não usam tanto pó assim.
Gugu Mbatha-Raw no NAACP Image Awards 2016. (Maquiagem de Nick Barose.)
É positivo que as pessoas estejam se tornando maquiadoras autodidatas, aprendendo com o Instagram e o YouTube?
É um positivo. Eu acho que é sobre se expressar, e por todos os meios as pessoas deveriam fazer isso. É difícil navegar, especialmente no Instagram. Às vezes você vê mulheres no Instagram comentando em uma foto que é claramente photoshopada. Tipo, CLARAMENTE, você sabe o que quero dizer?
Para você e eu, que trabalhamos no negócio, estamos familiarizados com o processo. O Photoshop é uma fera necessária, porque a câmera moderna capta muitas informações – mais do que seus olhos veem. E então, quando for impresso, seu poro que não está lá será ampliado.
Então, nesse sentido, é uma necessidade, porque a câmera moderna realmente vê mais. Mas aí quando você vê as pessoas no Instagram com todo esse contorno, com toda essa maquiagem pesada, e eles jogam filtros... no final, parece uma boneca retocada.
Acho isso uma coisa estranha, também, com esta geração, onde as pessoas querem parecer retocadas.
Para mim, um bom aerógrafo não deve parecer aerógrafo. É como uma cirurgia plástica. Ninguém vai ao cirurgião e diz: 'Quero parecer com os lábios falsos'. Eles vão lá para parecer mais jovens. É o mesmo com a aparência retocada, mas acho que se tornou a norma. Quando você vê isso o tempo todo no Instagram, torna-se normal. Mas não é realmente normal porque parece tão plástico.
Eu vejo pessoas comentando sobre esses tipos de looks. As mulheres dirão coisas como: 'Ah, a pele dela é tão bonita!' Obviamente não posso comentar, porque sou civilizado. Mas na minha cabeça, é como, 'Bem, mas essa não é a pele dela.'
Gillian Jacobs na estréia da 4ª temporada de 2015 de 'Girls'. (Maquiagem de Nick Barose.)
Como sua experiência artística influencia sua abordagem à maquiagem?
Acho bom que haja um aspecto artístico nesses looks de maquiagem. Mas a coisa é, não é como outra arte. Fui para a escola de arte. Todas as outras artes, você cria do zero. Se você é um pintor, tem uma ideia na cabeça e ela vem do zero.
Com maquiagem, você não pode tratá-la dessa maneira porque há uma pessoa por baixo. Você não pode simplesmente ignorar essa pessoa e de repente ser um artista. Tipo, 'Vou te dar um novo nariz, vou te dar uma nova bochecha, e depois vou jogar um filtro em você.' Simplesmente não funciona assim. É um tipo diferente de arte.
Eu acho que parte de ser um artista é ser capaz de olhar para pessoas diferentes e dizer, “Ok, esse é o seu ponto forte, e é isso que a maquiagem pode trazer”. Se você perguntar às pessoas, como modelos e atrizes, sempre haverá algo sobre o qual elas estão inseguras. Eu acho que quando você usa maquiagem para trazer o seu melhor, sempre funciona – ao invés de corrigir e criar uma coisa nova, e aquele ideal de beleza.
Quer dizer, essa é a única coisa que não suporto, essa ideia de um ideal de beleza. Comecei nos anos 90 e essa foi uma época em que você tinha que parecer de uma certa maneira. Como se seu nariz tivesse que ser contornado de uma certa maneira, e sua bochecha tivesse que ser contornada de uma certa maneira. Sinto que percorremos um longo caminho. Então vamos deixar isso aí.
O que você gostaria que as pessoas começassem a fazer em vez disso?
Você pode usar muita maquiagem, muitas cores divertidas, torná-lo excitante - mas no final, você mesmo é seu próprio ideal de beleza.
Para mim, essa é uma abordagem muito mais divertida e emocionante para se expressar com maquiagem. Em vez de clicar na hashtag 'strobing', há milhões de pessoas que parecem iguais, com o mesmo brilho escorrendo pela bochecha.
Nick Barose com Lupita Nyong'o. (Foto: Nick Barose)
Você acha que o pêndulo vai voltar para mais diversidade e criatividade na maquiagem?
Acho que muitas mulheres estão mais espertas agora [sobre Instagram e YouTube]. Eles sabem que está promovendo algo que é inatingível na vida real. Quando vejo as pessoas comentando sobre as coisas, definitivamente vejo que as mulheres são mais espertas sobre o que é real e o que não é.
Mas como eu disse, é meio difícil de navegar. Você olha no Instagram e todo mundo e sua mãe é uma maquiadora de celebridades. Então você clica e não vê ninguém que conhece.
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