Dentro parte um da nossa série sobre como tirar uma ótima foto de perfil, compartilhei minhas dicas sobre como posar e como mover o rosto e o corpo para ficar bem na câmera. Hoje, estou me concentrando em como encontrar a iluminação melhor e mais lisonjeira e como usá-la para melhorar suas fotos.
Porque vamos ser sinceros – a luz pode fazer ou quebrar uma foto. Uma boa luz pode fazer você parecer radiante, com uma pele brilhante e olhos brilhantes, enquanto uma luz ruim simplesmente não faz nenhum favor a você. (Não acredita em mim? Basta comparar essas fotos de Olivia Wilde com essas.)
Contei com a ajuda da minha cunhada Carolyn para demonstrar as diferentes maneiras pelas quais você pode usar a luz natural para melhorar suas fotos. Aqui estão minhas principais dicas para criar belas fotos de perfil usando apenas a luz do sol e um sorriso.
Todos nós já passamos por isso: um fotógrafo pede que você olhe diretamente para o brilho do sol e de repente você está apertando os olhos, ficando com os olhos marejados e se sentindo geralmente desconfortável. Se você quiser parecer suave e relaxado nas fotos, peça ao seu fotógrafo ou amigo para mudar de posição, ou procure alguma sombra para que você esteja em qualquer lugar, menos diretamente no caminho do sol.
Se você mudar de posição para evitar uma competição de olhar fixo com o sol, você também terá que se certificar de que ele está atingindo seu rosto de forma elogiosa. Peça a quem está tirando a foto para verificar se as sombras não estão distorcendo o formato do seu rosto. Você sempre pode se afastar do sol até que as sombras duras sejam menos severas. Ao tirar fotos de amigos, certifique-se de observar se as sombras não são duras ou desfavoráveis.
Quando você está observando muita sombra no rosto, também tome cuidado com muita luz. Uma foto superexposta faz seu rosto parecer 'estourado' e apaga seus recursos reais, criando um efeito estranhamente fantasmagórico. Para lidar com muita luz, novamente você pode procurar alguma sombra ou virar o rosto para longe do sol brilhante.
Se você for para uma área com sombra para evitar o sol forte, é importante certificar-se de que a luz que atinge seu rosto seja uniforme. A luz manchada ou irregular parece simplesmente estranha e definitivamente menos do que polida. A maioria dos fotógrafos sabe a importância de procurar uma iluminação uniforme, mas se você, como assunto, sentir um feixe de luz aleatório atingindo seu rosto, é sempre bom verificar com seu fotógrafo e mudar para uma sombra mais uniforme.
A luz de fundo é quando a fonte de luz está atrás do assunto - o assunto é você. Se usado corretamente, pode ser muito suave e lisonjeiro e criar um lindo efeito de halo com seu cabelo. Se usado incorretamente, ele apenas deixará você como uma silhueta ou apenas muito subexposta em seu retrato. Aqui estão dois exemplos.
O caminho errado:
A maneira certa:
A maioria dos fotógrafos profissionais domina a arte da luz de fundo, mas é relativamente fácil para os amadores tentarem também.
Se você estiver usando uma câmera point-and-shoot, posicione seu assunto com o sol atrás dele, aponte sua câmera para a parte mais escura do corpo do seu assunto (geralmente seu rosto, pescoço ou peito) e o n pressione o obturador até a metade. Isso informa à sua câmera a quantidade certa de luz para expor adequadamente o assunto, e não o céu brilhante atrás deles. Depois de travar o obturador até a metade, você pode reenquadrar sua foto do jeito que quiser (ainda segurando o dedo no obturador) e pressionar o obturador completamente quando estiver pronto para tirar a foto. Se funcionou corretamente, a foto deve se parecer um pouco com a acima, com a pele do sujeito exposta uniformemente e o céu atrás dele mais claro.
É preciso um pouco de prática para se acostumar com essa técnica, mas uma vez que você a domina, é uma ótima maneira de criar retratos com uma aparência realmente bonita.
A sombra aberta é uma grande área de sombra, geralmente em uma grande sombra projetada por um prédio ou árvores. É uma área de sombra grande o suficiente para que seu assunto se mova confortavelmente sem entrar no sol direto. Na sombra aberta, a luz é suave e bonita, e você notará que não há sombras fortes de qualquer tipo no rosto do nosso modelo. Este é geralmente o lugar mais seguro para estar em um dia ensolarado.
Às vezes, até a sombra aberta pode ser complicada, como em um dia muito nublado ou nublado, quando a luz é plana e cinza. Aqui estão dois exemplos de uso de sombra aberta em um dia cinza.
Errado:
Direita:
Na primeira foto, a luz plana está lançando sombras escuras sob os olhos do nosso modelo. Isso ocorre porque a luz está vindo diretamente acima dela. Para lidar com essas sombras duras (o temido 'Two Face' que Michelle mencionou), incline a cabeça ligeiramente para cima em direção à câmera, como nosso modelo está fazendo na segunda foto. Você também pode se abaixar um pouco ou pedir ao seu fotógrafo para ficar acima de você enquanto você inclina a cabeça em direção à câmera. Lá! As sombras começaram.
Esta dica é um pouco mais avançada, mas se você quiser um pouco de conhecimento extra, por favor, continue lendo! O ângulo em que a luz atinge seu rosto pode ter um efeito bastante dramático. A foto à esquerda é um exemplo de 'iluminação curta', onde a fonte de luz atinge o lado mais curto do rosto de um sujeito. Ela está voltada para a luz e o fotógrafo está fotografando do lado sombreado. Veja como as sombras esculpem suas maçãs do rosto e delineiam seu rosto? Esta é uma ótima opção, principalmente para pessoas com rostos mais largos ou redondos que desejam adicionar alguma definição.
O exemplo do meio é conhecido como 'iluminação de borboleta'. É quando a fonte de luz (o sol) está voltada diretamente para o assunto, um pouco acima. Cria sombras bonitas e uniformes em ambas as maçãs do rosto, nariz e queixo. Normalmente, você pode fazer isso quando o sol está baixo no céu, de manhã ou no final da tarde.
A foto à direita mostra 'iluminação ampla', que é quando o rosto do sujeito está ligeiramente afastado da fonte de luz, de modo que o sol atinge a maior parte do rosto. É mais lisonjeiro em rostos estreitos, e não tão lisonjeiro em quem gostaria de afinar seus rostos.
Não é incrível a diferença que a luz pode fazer na forma como molda seu rosto nas fotos?
Essa dica final é a minha favorita, porque é muito legal e cria um efeito lindo. Quando você usa luz natural para suas fotos, os refletores naturais estão ao seu redor. Preste atenção ao sol refletindo nos edifícios, saltando das calçadas ou irradiando de volta para você de qualquer superfície reflexiva. Neste caso, usei uma grande porta de garagem branca como refletor. Eu estava de costas para a garagem e tinha m A modelo me encara para que a luz do sol refletida na garagem atingisse seu rosto. Viu como ficou macio e bonito o resultado? Você pode até ver o reflexo da garagem criando um belo refletor em seus olhos.
Da próxima vez que você estiver pronto para tirar novas fotos de perfil, não se esqueça de olhar ao redor e ver o que você pode usar como refletor de luz natural.
Em uma nota final, aqui estão os produtos que usei para criar a maquiagem da Carolyn nas fotos acima:
PS: Não deixe de conferir parte um de como tirar uma ótima foto de perfil , se você perdeu!
Se você comprar algo através de nossos links, podemos ganhar uma comissão. Veja nosso Divulgação Para maiores informações.