montemariposa.pt
  • Principal
  • Maquiagem
  • Antes Depois
  • Rotinas
  • Cuidados com a pele
Tutoriais

Como usar Retin-A

E não transformar seu rosto em uma bagunça vermelha, escamosa e descascada.

Ops! Justo quando eu convenci você a começar a usar o Retin-A, eu vou te mostrar essa foto de uma modelo com o rosto vermelho (de Viktor & Rolf's show de outono de 2011) e assustá-lo.

Ok, sério? Os efeitos colaterais do uso de Retin-A NÃO são tão ruins.

Mas se você começar a pesquisar os fóruns de cuidados com a pele da Internet, você definitivamente começará a notar as pessoas usando o termo 'os feios' para a fase inicial, quando sua pele está se ajustando ao uso de um retinóide. Seu rosto fica vermelho, sua pele começa a descamar, você fica com manchas secas (especialmente ao redor do nariz e da boca) e, às vezes, suas linhas finas e rugas podem parecer pior , não é melhor.

Pode ser difícil. (Puxa, estou passando por isso agora – e acredite, é ainda mais divertido combinar o período de ajuste do Retin-A com voos internacionais de nove horas, um resfriado e seu período menstrual.)

Mas eu não vou desistir, e você também não deveria, porque: a) os benefícios de usar o Retin-A são INCRÍVEIS (volte e leia este post se você precisar de uma atualização), e b) existem maneiras de fazer o transição para o uso de retinóides muito menos traumatizante. Que, com folga, é o assunto do post de hoje!

(Observação: assim como da última vez, estou usando o termo Retin-A como você usaria 'Kleenex' para descrever toda a categoria de retinóides: Stieva-A, Tazorac, Differin etc.)

Por que o tratamento com Retin-A às vezes falha

Não é culpa do remédio. Normalmente, as pessoas desistem porque fizeram um ou mais dos seguintes procedimentos e, como resultado, irritaram demais a pele.

  • Eles usaram uma dosagem muito alta.
  • Eles usaram muito disso.
  • Usavam-no com demasiada frequência.
  • Eles usaram na pele úmida.
  • Eles não usaram hidratante suficiente.
  • Eles não usavam protetor solar.

Você pensaria que o dermatologista prescritor lhe diria essas coisas... mas, infelizmente, isso está se tornando mais a exceção do que a regra. Então espero poder ajudar!

Como usar o Retin-A da maneira certa

1. Comece com uma dose baixa e depois vá aumentando.

Os retinóides vêm em várias porcentagens, começando em 0,01 (o mais fraco), depois 0,025, 0,04, 0,05 e, finalmente, 0,1 (o mais forte). Você pode pensar que começar mais alto trará resultados mais rápidos, mas na verdade pode ser uma receita para o desastre e fazer você querer abandonar o navio. Confie em mim: você precisa trabalhar o seu caminho.

Acho que uma boa porcentagem para a maioria das pessoas começar é 0,025, que é o que estou usando agora. Eu tentei 0,01 antes, e não fez muita coisa. Agora, você deve saber que minha pele é bem fina e sensível - então, se a sua for mais resistente, talvez você possa começar em 0,05. (Claro, converse com seu médico sobre isso em vez de apenas ouvir pessoas aleatórias como eu na Internet.)

Alternativamente, se até 0,01 for muito forte, você pode começar com um retinol de venda livre. RoC é uma marca que é bem conhecida por seus produtos de retinol. (Eles não divulgam quanto usam, o que torna as coisas um pouco complicadas, mas você ainda pode esperar alguns resultados sutis sem a irritação dos produtos prescritos.) Este soro pode ser usado sozinho ou sob o seu hidratante habitual.

eu também recomendaria SkinCeuticals , que tem 0,5 e 0,1 por cento pontos fortes do retinol (e, em geral, é apenas uma linha de cuidados com a pele de alta qualidade na qual confio totalmente).

< img class='m-detail--tml-image m-image' alt src='https://montemariposa.pt/img/tutorials/9C/how-to-use-retin-a-4.jpg'>

Não há regras rígidas e rápidas para quando – ou mesmo SE – você precisa passar para a próxima força. Algumas pessoas ficam felizes em permanecer no modo de manutenção com uma dose mais baixa indefinidamente, enquanto outras, uma vez que a pele está acostumada com o medicamento, podem ir para uma porcentagem maior depois de terminar um ou dois tubos.

Se você escolher creme ou gel depende do seu tipo de pele e preferência pessoal. Acho o creme mais fácil de trabalhar e menos ressecante - mas os ingredientes podem ser ligeiramente comedogênicos, então a pele propensa a acne pode ficar melhor com o gel.

2. Espere pelo menos 20 minutos após lavar o rosto para aplicá-lo.

Isso ocorre porque quando você coloca Retin-A na pele que não é completamente, 100 por cento seco , você vai ter mais irritação. Portanto, lave o rosto com o que quiser e defina um cronômetro para 20 minutos - 30 é ainda melhor.

Nota: Depois que sua pele se ajustar, pode não ser necessário seguir esta etapa.

3. Aplique apenas uma quantidade do tamanho de uma ervilha em todo o rosto.

Este material é potente, então uma ervilha é tudo que você precisa. De acordo com o diagrama, eu gosto de espalhá-lo na ponta dos dedos e depois passar na testa, bochechas e queixo para que cada quadrante do meu rosto tenha uma quantidade igual antes de alisá-lo. (Com um creme você tem mais tempo para misturar, mas com o formato de gel você tem que trabalhar mais rápido, pois é à base de álcool e evapora rapidamente.) Deixe um pouco mais leve ao redor do nariz e da boca, já que essas são as áreas propensas a lascas.

Não tenha medo de colocá-lo ao redor dos olhos: conversei com dermatologistas que dizem que não há problema em aplicá-lo diretamente nos pés de galinha. Afinal, esse é um dos melhores lugares para deixar o Retin-A agir. Algumas pessoas, no entanto, não gostam de colocar nada perto dos olhos porque pode fazer com que essa área pareça um pouco seca e enrugada - minha experiência é que o ajuste leva mais tempo para a área dos olhos do que em outros lugares.

Também digno de nota: Retin-A NÃO é um tratamento pontual. Se você é propenso a acne, pode ficar tentado a colocar uma grande quantidade do produto em uma espinha, mas pode queimar sua pele e torná-la ainda pior. Basta espalhar tudo em uma camada fina e deixar os remédios fazerem sua mágica.

4. Use Retin-A apenas à noite e seja extremamente cuidadoso com o protetor solar durante o dia.

Os raios UV do sol quebram a vitamina A do Retin-A, tornando-o menos ativo, então não faz sentido usá-lo durante o dia porque você não obterá os mesmos resultados do produto. Mas essa não é a única razão pela qual você deve usá-lo apenas à noite. Também o torna muito mais sensível à exposição ao sol - portanto, uma nova aplicação pela manhã pode colocá-lo em maior risco de queimaduras solares, o que apenas desfaz todo o seu trabalho duro!

Além disso, eu seria negligente se não lhe dissesse que você DEVE absolutamente evitar o sol quando estiver no Retin-A. A aplicação frequente de um FPS de pelo menos 30 é fundamental, mas isso não lhe dá chamas deitar-se sob a luz direta do sol. Pessoalmente, acho melhor usar chapéus, ficar na sombra etc. - especialmente se você estiver usando Retin-A para problemas de pigmentação, que podem voltar rapidamente sem proteção adequada.

5. Pule as aplicações se precisar... ou use mais hidratante.

Se você está fazendo todos os itens acima, mas ainda achando que o Retin-A deixa sua pele muito irritada, há algumas coisas que você pode fazer.

Uma é reduzir o uso a cada duas noites ou a cada três noites e, em seguida, aumentar gradualmente até que você possa tolerá-lo todas as noites. Esteja ciente de que esse método será mais lento para produzir resultados. Além disso, algumas pessoas que usam apenas uma ou duas vezes por semana relataram que, mesmo depois de meses fazendo isso, ainda ficam irritadas. Eu não sou MD, mas meu palpite é que eles estão usando com pouca frequência para ajustar a pele... então eles estão em constante estado de irritação e depois se recuperam semanalmente. Você quer empurrar um pouco os limites da sua pele e pouco, mas ainda torná-lo gerenciável.

Outra opção é usar seu Retin-A com um hidratante. Meu método preferido é aplicar o Retin-A na pele nua, pelo menos 20 minutos após a lavagem, e depois esperar mais 45 minutos antes de aplicar o hidratante (ou óleo facial) por cima. A razão para isso é que você deseja deixar o Retin-A penetrar o maior tempo possível antes de diluir seus benefícios com outro produto.

Dito isso, algumas pessoas preferem aplicar o hidratante logo após a lavagem e depois esperar os 20 minutos ou mais antes de colocar o Retin-A. Eu não tentei isso e suspeito que isso tornaria o produto ainda mais fraco, mas é realmente uma questão de descobrir o que funciona melhor para você.

Você também pode tentar misturar Retin-A com seu hidratante, mas, novamente, isso diluiria sua força. Além disso, ele só funciona com o creme – o formato em gel, por ser à base de álcool, não se presta à mistura.

A boa notícia é que você pode usar quanto hidratante quiser durante o dia para neutralizar o ressecamento! Um Clarisônico também é uma dádiva de Deus para lidar com a descamação.

6. Tenha cuidado com outros ingredientes ativos.

Aqui é onde as coisas podem ficar um pouco complicadas. Se você é um viciado em produtos como eu, precisa estar ciente de como os outros produtos em seu arsenal podem interagir com seu Retin-A.

Outros ácidos – incluindo glicólico, salicílico e lático – não devem ser usados ​​ao mesmo tempo que o Retin-A. Se sua pele pode tolerá-los, use-os pela manhã.

Você também deve usar qualquer tratamento com vitamina C pela manhã. (Leia este post para saber por que você precisa de um antioxidante.)

Hidroquinona mais Retin-A (e às vezes glicólico também) é o padrão-ouro para o tratamento de problemas de pigmentação. Você deve usar hidroquinona duas vezes ao dia... então, à noite, espere 45 minutos após aplicar o Retin-A antes de aplicar hidroquinona por cima. (Meu produto preferido é Espelhos , que é 4 por cento.)

Uau! Isso é muita informação sobre cuidados com a pele. Como sempre, não tome isso como conselho médico e converse com seu médico primeiro sobre se os retinóides são adequados para você. Além disso, não os use se estiver grávida ou amamentando.


Se você comprar algo através de nossos links, podemos ganhar uma comissão. Veja nosso Divulgação Para maiores informações.

Revisado: Chanel CC Cream (Vale muito a pena gastar)

Maquiagem

Revisado: Chanel CC Cream (Vale muito a pena gastar)
Pergunte a um cabeleireiro: como se livrar dos cabelos tingidos

Pergunte a um cabeleireiro: como se livrar dos cabelos tingidos

Cabelo

Artigos Interessantes
Elsa Pataky tem o melhor corte de cabelo curto que eu já vi
Elsa Pataky tem o melhor corte de cabelo curto que eu já vi
Escolhas do editor: 10 dos melhores produtos da linha Cult Luxury Skincare Omorovicza
Escolhas do editor: 10 dos melhores produtos da linha Cult Luxury Skincare Omorovicza
A maquiadora de celebridades Jenna Menard compartilha seus segredos de maquiagem
A maquiadora de celebridades Jenna Menard compartilha seus segredos de maquiagem
Como fazer minha rotina de cuidados com a pele de inverno
Como fazer minha rotina de cuidados com a pele de inverno
Pergunte a um cabeleireiro: como descolorir o cabelo para manter a cor
Pergunte a um cabeleireiro: como descolorir o cabelo para manter a cor
 
Pergunte a um cabeleireiro: a melhor maneira de lidar com pontas secas
Pergunte a um cabeleireiro: a melhor maneira de lidar com pontas secas
American Music Awards 2017: Os melhores looks de pele, cabelo e maquiagem no tapete vermelho
American Music Awards 2017: Os melhores looks de pele, cabelo e maquiagem no tapete vermelho
Revisado: Shani Darden Texture Reform, o Retinol Serum para Pele Sensível e Iniciantes
Revisado: Shani Darden Texture Reform, o Retinol Serum para Pele Sensível e Iniciantes
Miley Cyrus, antes e depois
Miley Cyrus, antes e depois
Critics' Choice Awards 2022: Os melhores (e piores) looks de cabelo e maquiagem de celebridades no tapete vermelho
Critics' Choice Awards 2022: Os melhores (e piores) looks de cabelo e maquiagem de celebridades no tapete vermelho
Categorias
MaquiagemBeleza de celebridadeRotinasTutoriaisGuiasAvaliaçõesCabeloCelebridade de belezaTratamentosIngredientes

© 2023 | Todos Os Direitos Reservados

montemariposa.pt